9 turma da ESMATE- Grupo Maschara
As panteras se fizeram presente na formação da 9 turma da Esmate. Um dia antes do meu aniversario! Seria um sinal? Não sei, a unica coisa que sei é que cada um de nós estava em seu proposito e seus desafio. Cada apresentação é uma nova etapa, um novo desafio e um novo aprendizado. Nós aprendemos se nos permitimos a ser modificados pelo Teatro. Cada vez que acho que aprendi algo, me surpreendo como o palco é capaz de nos desarmar, potencializar ou nos apagar. É uma força que nos expande aquilo que temos dentro de si. Estar em cena é um treinamento continuo de se perceber e se polir cada vez mais. É aprimorar a nossa técnica até que esteja o mais próximo do equilíbrio. A Hora da Estrela surge como um espetáculo inspirado na obra de Clarice Lispector. Sendo dirigida pelo Cleber Lorenzoni traz um novo desafio para todos os neófitos em cena. Conhecer um universo completamente novo de uma escritora que é lembrada até hoje. Um Drama que reflete a vida real, mas em sua tecnica nada realista, que traz diversos universos, desde ao expressionismo até a Comédia. Enquanto ensaiamos, criamos e tentamos achar nossos personagens, a obra em si se torna viva e vai ganhando forma conforme os meses. O ator tem a capacidade e chance de se perceber e polir sua tecnica em cada novo trabalho. Aprendemos durante o ano muitos conteudos que poderiam nos ser util como cartas na manga em cena. Mas enquanto todo o processo dava continuidade acabo percebendo como o universo da Clarice é a realidade de cada um de nós em seus fragmentos. Assim Macabea se torna o ser sem mascaras que vai contra toda sociedade, o ser ingenuo e sem malicias que não aprendeu o pique da vida cotidiana, o jeitinho malandro brasileiro. Cheia de complexidades carrega em suas costas sonhos, anseios e principalmente o drama da vida real.
Como ator venho percebendo que umas das maiores dificuldades que sinto, e talvez outras pessoas sentem, é a tomada de consciência enquanto estamos em cena. Existe essa segunda pessoa que vive dentro da sua cabeça e enxerga tudo em 360 graus, seria como se fosse a razão, ela é a responsável de fazer você não socar a cara do seu colega em cena e também não por fogo no palco, vem acompanhada do bom senso e tambem de usar as cartas na manga enquanto estamos em cena. Ja a primeira consciência é aquela do personagem, a responsável de moldar a voz, corpo, e energia em cena para tornar seu corpo uma nova pessoa para a obra. Porem quando estamos iniciando prestes a entrar em cena, atras da coxia, o nervosismo toma conta e é normal haver um desiquilíbrio total de energia e consciência. Cada ator tem seu problema para Polir, seja voz, corpo, ritmo, energia, triangulação etc. Para mim, acabo percebendo essa dificuldade de manter o equilíbrio entre o exagero e o escasso. Minha consciência da razão que seria a responsável de me ajudar em cena acaba desaparecendo pelo nervosismo, e ela só desaparece pelo fato da respiração estar desequilibrada e junto vem a falta de atenção. Houve alguns momentos em que respirei fundo, agarrei o foco e usei minhas cartas na manga. Porem também aconteceu de minha razão ter desaparecido e apenas minhas emoções ficarem em cena, fazendo assim minha energia se espalhar pelo local como um grande incêndio, até só sobrar apenas a fumaça. Alem disso minha voz é uma das primeiras a se sentir afetadas pelo nervosismo desencadeado pela falta de concentração. Acabo levando o som para garganta, machucando minha voz e ficando rouco, isso não causa uma boa cena para publico.
Então percebendo infinitos aprendizados em cena acabo percebendo que devo polir meu Limite, concentração e foco. Assim terei suporte para lembrar em cena de não gritar, mas falar alto. De condensar energia em focos na cena e partes do corpo em conjunto com a triangulação. E não jogá-la para todos os cantos do palco em um desespero interno de falta de foco. Assim me coloco nessa nova etapa de polir meu corpo, voz e energia. Percebendo a necessidade do Limite, foco e energia. Nossas emoções são como cavalos, e nossa razão são as rédeas. Preciso aprender a dominar os cavalos. A razão em cena deve ser dosamente equilibrada com a emoção, se não voce corre o risco de ter brancos em cena e tambem de querer corrigir continuamente o colega em cena, até ficar preso em marcações. Por tanto a solução não é se afundar em ter consciência de quando voce é aluno e aprendeu muitas coisas quando esta em cena, mas sim trazer as rédeas da razão conjuntamente com a emoção. Provando um equilíbrio que fara voce estar em cena por inteiro.
Agora algumas curiosidades da 9 turma da Esmate. Sendo a 9 turma, esse é o nosso numero cabalistico ! O numero que marcou nossa iniciação no mundo teatral dentro do Grupo Maschara!
Número 9
Inspiração
Simbologia Símbolo: três triângulos Profissões: médico, enfermeiro, advogado, escritor, ator, dançarino, ou realizando trabalhos com a comunidade e filantrópicos Elemento: ar Metal: ferro Pedras: granada e ágata Perfume/aroma: mel Planeta: Marte Cores: vermelho e branco
Palavras chave Realização, universalidade, abnegação, compaixão.
O número 9 é o final de um ciclo e começo de outro. Este número está associado ao altruísmo, a fraternidade e espiritualidade. O que compreende. O nove representa a realização total do homem com todas as suas aspirações atendidas e seus desejos satisfeitos. Ele é capaz de dedicar-se ao amor universal, incondicional por tudo e por todos. Busca a perfeição. Este número representa a mais alta forma do amor universal. É o número da grande sabedoria e poder espiritual, já que contém a experiência de todos os números anteriores. Representa a plenitude espiritual. Associa-se à totalidade e à conclusão. Este número caracteriza pessoas humanitárias, criativas, solidárias, artistas, com feição para a escrita, românticas, animadas, simpáticas, persistentes, generosas e sentimentalistas. Contudo, também são possessivas, têm uma excessiva adoração pela sua pessoa e são consumistas desmedidas. São pessoas que se preocupam com outras pessoas e seus direitos. Possuem muitos talentos, fazem de tudo para alcançar seus objetivos, mas nunca tiram vantagem de seu sucesso. Otimista, carismática e cheia de vitalidade, a pessoa de personalidade 9 aparenta ter gênio forte, mas na verdade é muito compreensiva e generosa. Elogia tudo que é bem feito, mas não esconde o que sente quanto à incompetência ou preguiça. Tida como a grande irmã da humanidade, percebe, como ninguém, as necessidades do outro e está sempre pronta a ajudar. Comunicativa, vive rodeada de amigos. Mas não tem muito critério para escolhê-los, o que pode lhe trazer algumas decepções. Com os menores, assume funções de conselheira e protetora. Todos esperam muito de você. É tolerante e compreensível mas em compensação é um pouco indelicada. Precisa de espaço, adora novidades e sonha em descobrir o mundo.
Amor, sexo e relacionamento Quando apaixonada se torna dócil e passa a ser uma grande amante. No amor, o número nove se envolve e é sempre prestativo. Por sua simpatia e disposição podem vir a ser dominados facilmente. Eles demonstram o seu amor por seus parceiros, ajudando-os e assumindo os problemas do outro para si. Quando infeliz o número nove pode recorrer a táticas de abuso emocional e intimidação.
Pontos positivos Amor universal, paciência, tolerância, fé, generosidade.
Pontos negativos Sacrifício, fracasso, solidão, decepção, fanatismo.
Lembre-se Deixe que ele assuma as próprias responsabilidades, acreditando na sua capacidade de realizá-las e não diga nunca que não confia nele.
Missão Ter em mente que a finalidade do ser humano é desenvolver o amor universal, a compreensão e a compaixão.
Comentarios