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Críticas do Conde | Frida e Fritz | Tomo 2


Somos uma equipe?


" Devemos valorizar o espaço que ganhamos, a confiança que alguém depositou em mim para conseguir executar tal tarefa. A pergunta é, estamos levando isso a sério suficiente?

Frida, Fritz e Guerda voltam a se apresentar, dessa vez em diferente circunstância e contextos, em sua primeira montagem os ensaios aconteceram na AABB e em uma sequência sem interrupções, que culminou na apresentação em sua determinada data. Nessa atual apresentação ganhamos a presença de Eliani Alessio que se aproximou e apoderou do grupo, onde a maioria dos ensaios acontecera em sua casa, da mesma forma temos o olhar, a ajuda, a energia dessa atriz que tanto nos auxilia. Entretanto, a data original da apresentação, que deveria ter acontecido dia 21 de julho, e depois dia 28 de julho, acabou sendo cancelada, pegando de surpresa todo o elenco com suas receptivas agendas. Dessa forma, vemos a qualidade dos ensaios cair drasticamente, não apenas pelas dificuldades pessoais, enquanto atriz e ator, mas sim também sob o contexto da sociedade. Irei aprofundar mais a frente sobre a qualidade do ensaio. Dessa vez a apresentação aconteceu num ginásio, oque dificulta muito atores já profissionais, quem dirá atores que estão iniciando, sem dúvida a voz dos atores foi muito prejudicada. Retornamos mais uma vez ao questionamento, "Quando teremos um espaço adequado para teatro em Panambi?". Sob tudo o evento "Mostra cultural IFFar 2024" é um grande ganho para Cia, uma vez que foram super bem recepcionados pela instituição e puderam apresentar seu trabalho para um novo público, o sucesso de um grupo de teatro está muito associado a quantidade de público que o mesmo consegue alcançar, por tanto, apresente-se! Em ginásios, ruas, casas, igrejas, templos, festas, escolas e muito mais! Nesse momento inicial é preciso Foco, criatividade, coragem, iniciativa, ousadia e muita humildade.


Qualidade do Ensaio


A fórmula de um bom ensaio!


  1. Conexão Espacial: Uma sala de ensaio precisa de neutralidade, por isso muitos grupos de teatro optam por uma sala escura, ou como os clássicos diriam" Caixa Preta", então voltamos as clássicas coxias, linóleos, cortinas e assim por diante. Sei que o grupo enfrenta uma dificuldade para conseguir um espaço físico e por isso ainda não vê a possibilidade de criar esse ambiente que facilita a imersão do subconsciente, o foco, a presença do ator. Infelizmente somos seres dispersos, e a ritualística do ensaio é preciso uma preparação que começa muito antes do aquecimento. Inicia com a limpeza, o incenso, linóleo, coxias etc. Por isso indico a trupe decidir um espaço de ensaio e que façam essa adequação, retirar objetos que possam distrair, deixar o espaço o mais limpo e vazio possível, e se for possível incluir o Linóleo e as coxias pretas. Isso já vai facilitar para aquele iniciante a atuação a permanecer concentrado.

  2. Presença do ator: Viola Spolin diria que o ator é preciso ter foco, presença, e estar aberto ao jogo. Tudo isso inicia-se estar disposto a deixar de lado todos nossos "Saberes" milenares sobre o nosso corpo, sociedade, comunidade, religião. Quando entramos para o tatame é para estar aberto, o ator precisa ser um papel em branco e isso só é possível se você se esvaziar da sua persona. Não ha limitação de idade, crença, religião ou preconceitos impávidos. É preciso estar vivo e disposto a ser oque é preciso ser, nem mais, nem menos. Defenda seu personagem.

  3. Estudo Pós: O ensaio nunca acaba, porque ao terminar uma apresentação posso ainda me inspirar com uma senhora em um banco, uma cena no mercado, alguém que me liga, um exercício que faço e isso modificar minha personagem no futuro. Mas vai do estudante da atuação ver em sua vida 24 horas oportunas para aprender e desenvolver suas habilidades cênicas. Aquele aprendiz que se dedica apenas no horário do ensaio, e após decide esquecer sua própria labuta, nunca vence suas próprias limitações ou sobe seus degraus.


"Você está satisfeito com a qualidade que está entregando? Ou acha que pode melhorar mais? Se profissionalizar mais?" - Esse é o questionamento que todo ser humano deve ter.


Equipe


Eliani Alessio, como contrarregra, se mostra ativa, disposta e aceita as sugestões de Romeu Waier, também colabora, da ideia e tem observações perspicazes que ajuda muito o diretor a polir melhor seus atores e os espetáculos. Uma tarefa difícil para quem é amiga do diretor, muitas vezes isso pode acabar se misturando. Mas percebo que Eliani não, há uma confiança que se estabelece pela figura do diretor e não por quem assume esse cargo. Cedeu sua garagem para os ensaios, ajuda nos figurinos, aconselha os alunos. Consigo perceber um lado criativo florescendo, Romeu tem uma técnica que procura tornar sua equipe independente e provoca a liderança. Dessa forma, ao provocar uma ideia de nome, peça, cor, roupa, vestido, ele instiga em sua equipe seres pensantes e não apenas ajudantes. Para mim um dos maiores méritos dessa taurina no sentido de trabalho em grupo, é conseguir topar tudo sem pesar o clima, consegue manter a calma a equipe. Um bom grupo de teatro não está na quantidade, mas na qualidade de sua equipe. 


Rick Artemii se mostra disposto a colaborar com o grupo, aprecio sua disponibilidade para ficar até tarde, arrumar as coisas, ser um contrarregra. Mas ainda me pergunto, até quando terá resiliencia de aceitar as criticas. Infelizmente esse lugar não te dará dinheiro, uma roda de diversão com vinho, e muito menos uma vida estável, será sempre labuta. Está disposto a isso? Percebo também uma visão do todo que colabora com um teatro mais profissional, porém que ainda falta aplicar em suas atitudes, percebo sua vontade de estar conectado com a equipe. Sobre a peça em si, acredito pode ser mais organizado, precavido e atento não apenas ao que o diretor pede, mas sim, ao ecossistema em sua volta. Estava vestindo uma camiseta com a marca e nome de uma empresa, um crachá que vai seu nome e uma instituição que representa. Estamos representando algo maior, precisamos ter esse filtro social para não prejudicar o grupo. É preciso respeitar as regras e normas sociais! Não dá para chegar atrasado, estacionar o carro em um local proibido, jogar lixo no chão, desaforar alguém da equipe, ou simplesmente abandonar o som para ir fumar.  Não é ser chato, é saber conviver em sociedade. Na cena do Kesku, entrou a música errada, a música que deveria ter entrado é “ Flower Duet from lakme”, a música que entrou foi “Vangelis- Conquest of Paradise”. A música escolhida para a primeira adaptação. A peça está sendo criada a cada ensaio, apresentação, ela não está pronta. Então haverá mudança de músicas, cenas, inclusão de coisas. E o operador de som precisa estar aberto e focado nisso. A preparação da pasta das músicas assim como a organização do sonoplasta é de extrema importância. Outra coisa importante, é preciso ter iniciativa em aprender as novas ferramentas, ousadia em falar com a equipe de som, isso faz de você um profissional. Não há como se manter a calma em uma apresentação, ainda mais sendo da equipe técnica, esperar o técnico chegar, esperar alguém ligar um botão, esperar alguém te ensinar, não se deve esperar! É preciso tomar para si a responsabilidade. Saliento isso, porque já observei em outras apresentações a iniciativa de arrumar o som na hora da apresentação, e isso nunca dará certo. É preciso aplicar as boas ideias, observações e críticas que temos sob outros sonoplastas em nós mesmos primeiro. Preciso me colocar nesse lugar, que sou um profissional, e se assim sou, preciso agir como tal. E não há nada a ver com dinheiro, tem a ver com integridade. 


Nara Medeiros esteve radiante e magnífica como Frida, tem uma energia intensa e cativa ao público logo de primeiro momento, tem um jogo muito íntimo com o Romeu Waier, algo que parece ser intimamente alimentado. Manteve a projeção de voz alta e consegui perceber que estava batalhando para a peça ser bem executada. Também consigo perceber uma capacidade de relaxar em cena algo que facilita com que salve muitos momentos, esquecimentos repentinos e outras problemáticas, uma característica de diretores de teatro, a capacidade de atuar e ainda assim salvar o colega. Entretanto, devo salientar algumas problemáticas que aconteceram durante a apresentação, uma delas é o erro do prólogo, ao iniciar a cena puxando todo prólogo para frente da mesa atrapalhou a marcação criada nos ensaios, além disso o fato de ter esquecido de retirar e colocar alguns objetos de cena e adereços prejudicou o todo da apresentação e a atuação de alguns colegas. Deixo minha sugestão dos próximos ensaios, Nara Medeiros ensaiar já com todos os objetos e suas retiradas, assim como a inclusão dos mesmos.  Questiono se realmente é necessário fazer a massa de bolo de forma realista. E aqui também entra a necessidade de ter um jogo de cintura e entender que o espetáculo está em constante transformação, uma hora o teu diretor pode te olhar dizendo que vai ter ovo em cena e que é para quebrar, na outra ele vai pedir para você não usar mais isso, e é preciso entender.  Se tivermos que atuar de forma realista deveríamos ter uma vaca em cena, além disso, falar exatamente o sotaque alemão, não é legal desperdiçar comida, optem por não usar comida de forma substancial em cena, se assim não prejudicar o espetáculo.


Fernanda Oliveira continua com expressões faciais engraçadas, consigo perceber que consegue achar ações físicas para a personagem, consegue aceitar o jogo do colega em cena, as improvisações que os colegas propõem, isso é ótimo, mostra uma atriz flexível em aceitar a Kinesfera do colega. Ainda assim acho importante dilatar, aumentar, expandir sua Kinesfera (Alcance energético do personagem), Romeu Waier e Nara Medeiros tem uma kinesfera enorme, e se você não correr atrás arrisca ficar pequena em cena, e sua personagem precisa ser acima de ambos. Uma sugestão é a mesma perguntar aos seus colegas como fazem para ficarem grandes em cena, o diretor pode dar o caminho, mas quem faz a busca é o aluno.  Nos ensaios Fernanda Oliveira faz necessário o aquecimento prévio, que todos seus colegas deveriam incentivar e não fazer cara de cansaço! É preciso aprender a segurar a risada, manter a concentração, exercitar o foco! Quando todos estão tirando forças para manter a personagem, quando alguém se desconcentra, acaba por atrapalhar o resto do grupo, a longo prazo isso pode dar desentendimentos sérios. Entretanto, Fernanda continua evoluindo enquanto atriz, um mérito daqueles que conseguem aguentar a labuta do teatro. Não é fácil ensaiar, aceitar críticas, arriscar, machucar o corpo, ser menosprezado pela sociedade, não ganhar dinheiro, ter que gastar com o teatro, e ainda assim continuar na jornada. Por isso a humildade é a melhor amiga dos atores profissionais.  Diria para Fernanda se apoderar mais do grupo, ficar atenta aos detalhes, pensar que quando está com a Cia, está trabalhando, e por tanto não há tempo para mexer no celular. Isso vai te colocar uma postura mais focada nas ações do dia e também evitará esquecer objetos importantes.


Romeu Waier continua engraçado, com energia intensa e uma projeção de voz boa, o mesmo optou por acrescentar novas cenas, como um prólogo, minha sugestão é diminuí-lo ainda mais para ficar mais rápido para o público, acredito que da para trabalhar melhor as cena dos tapas, também penso que o ator pode pensar em uma toca para prender sua peruca, já que a peça tem muitos movimentos bruscos. Sugeriria também incluir mais cenas com soluções ápices. A cena da vaca, por exemplo, é ótima, mas falta alguém fazendo o som dela, ou lançando um áudio na sonoplastia. A peça tem ideias boas, a curva dramática se cumpre. Vale pensar em cenas mais absurdamente cômicas envolvendo a vaca, talvez pensar em um ator ou atriz interpretá-la. Parabéns ao ator que conseguiu solucionar as problemáticas dos adereços que foram esquecidos em cena. Uma sugestão minha, de um diretor de teatro de anos que iniciei minha trajetória em Minas Gerais, não se submeta a fazer sozinho todas as tarefas, principalmente ao que se refere ao dia do evento, é obrigação de todos fazer um trabalho bem feito, caso isso não for entendido, vale mais a pena engavetar o espetáculo e apresentar um monólogo. Às vezes os diretores acham que tem a obrigação de fazer seus alunos, funcionários e atores entenderem o ofício do teatro, mas alguns, só querem estar em cena ou se sentirem conectados em grupo. Seja forte, firme e resiliente, mas acima de tudo, não permita que o teatro seja desrespeitado pela preguiça, egoísmo ou displicência dos iniciantes. Evoé 


Parabéns ao grupo pela coragem e paciencia de tentar fazer teatro no interior, sempre tão dificil, sem muito apoio, com gastos próprios. Mas lembre-se, a justiça chega para aqueles que persistem e principalmente si melhoram como pessoas e profissionais.



Observações gerais

  • Cuidado para não falar em cima da deixa do colega

  • A cena final da catarse de Guerda precisa ser mais longa, profunda, dramática, está muito rápida. Importante não fazer piada nesse momento. 

  • Guerda acaba por perder a personagem no final do espetáculo, cuidado, além disso, deve falar mais alto, sua voz continua baixa para palco.

  • Frida não pode esquecer de colocar\retirar os adereços de cena;

  • Cenas partituradas precisam ser acertadas! A cena do prólogo e da entrada do Kesku precisam ser seguidas a risca a marcação imposta. 

  • Parabéns ao elenco que conseguiu aumentar a torta alemã, ficou incrível! 

  • Sugiro que os ensaios sejam pontuais, além de ter um horario para descanso. Assim o tempo do foco estabelece mais

  • Parabéns ao grupo pelo nascimento do “Vemeve” sugiro que todos se engajem para apresentar o máximo que conseguirem esse ano com o grupo 

  • Vale repensar que teatro está íntimo a sacrífico, será que estamos nos sacrificando suficiente para a arte acontecer? 

  • Indico todos darem uma estudada sobre o'que é ser profissional 

  • Nomes de espetáculos, referências e etc devem ser dadas pelo diretor, caso algum aluno perguntar, indique o diretor para responder. Até porque isso saiu da cabeça dele;

  • Rotunda deve ser maior


"Se queremos tornar isso um produto (profissional), primeiro devemos ser profissionais. Até lá seremos apenas amadores"


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