Hefesto é o artesão inventivo do Olimpo. Foi ele quem deu a Hera o trono de ouro, ao recebê-lo ficou maravilhada, mas a cadeira era uma armadilha aonde Hera ficou atada por fios invisíveis e depois levitou. Impotente e incapaz de se mover, suspensa no ar à vista de todos. Essa foi a vingança de Hefesto por ter sido mantido na ignorância de quem eram seus pais, assim arrancando de Hera sua confissão.
Hefesto construiu também palácios para os olímpicos, criou o cetro de Zeus e seus raios, montou a carruagem alada que deu a Apolo para que atravessasse o céu, fez flechas para Apolo e Ártemis, uma foice para Deméter, armas para Atena, a armadura de Aquiles e um colar para que Harmonia usasse no dia de seu casamento. Também fez para si servas de ouro, lindas mulheres capazes de falar e que faziam o que pedisse.
Foi o marido traído de Afrodite. Ao suspeitar de sua traição, criou uma armadilha de redes invisíveis aonde prendeu Afrodite e Ares. Quando Hefesto chamou os demais deuses para testemunhar a infidelidade de sua esposa, ao invés de ficarem indignados como ele, os olímpicos tiveram um monumental acesso de riso diante da cena.
Apaixonou-se por Atena, deusa virgem, que o rejeitou. Ao tentar fecundá-la, seu sêmen caiu sobre a terra (Gaia) fecundando-a. O filho resultante dessa união, Erictônio, posterior fundador da casa real de Atenas, foi criado por Atena.
Comentarios