Uma aula de produção cultural na pratica
A Paixão de Cristo é um produto cultural do Grupo Teatral Maschara, residente em Cruz Alta- RS. A nova versão teve inicio em 2019, porem devido a Pandemia do Covid 19 a montagem foi adiada. No ano de 2021 o espetáculo retornou os ensaios e teve sua estreia em Abril de 2022.
O espetáculo viajou para nove cidades do Rio Grande do Sul.
Todo o Elenco do Grupo Maschara mais produtores do Sesc
O Elenco mais a equipe da organização soma ao todo 30 pessoas envolvidas no grande espetáculo. A Paixão de Cristo é a prova viva como o teatro é uma fonte de renda e comércio para cada cidade que ela se apresenta. Mostrando assim o benefício da cultura dentro de um contexto comercial. Toda a equipe consumiu dentro de bares, mercados e restaurantes fazendo com que o comércio local girasse. Assim a cultura não é apenas uma forma de lazer ou contemplação mas também uma forma de agregar comercialmente as cidades que investem em espetáculos.
O Elenco consumindo em um restaurante em Ibiruba
Quando passamos a ver o Teatro como uma forma de agregar filosoficamente, culturalmente e também economicamente temos uma linguagem artística que tem um potencial de enriquecer as cidades locais. Além de que os moradores que passam a ver os espetáculos retornam sua gratidão para os investidores do produto cultural, agregando também como uma forma de marketing para as prefeituras.
O MARKETING DO ARTISTA FISICO
Quando falamos sobre marketing costumamos associar ao mundo virtual e da internet, mas o marketing não se resume a apenas esse formato. O artista precisa criar uma consciência de união e cooperativa para com que novos públicos sejam convertidos e assim criar novas plateias. As diversas linguagens artísticas precisam se unir, saindo de seus centros, para que cada vez mais novas plateias se formem. Assim o nicho da dança, musica, contação de histórias, Teatro, Poesia e assim por diante quando entender que precisam uns dos outros, terão mais facilmente o publico para suas apresentações e amostras. Pois um divulga o outro e assim uma corrente acaba se criando. Mas também vale a pena salientar a importância de uma Assessoria de Imprensa e um profissional capacitado de Marketing, propaganda e publicidade nos coletivos, grupos e principalmente nas prefeituras que contratam os produtos culturais.
A DIGNIDADE DO ARTISTA
Quando pensamos em contratar qualquer produto cultural devemos analisar se estamos oferecendo as condições necessárias para que a empresa que oferece esse produto consiga executar um bom trabalho, e isso se estende a contratação de luz, som até o camarim, alimentação, montagem de palco e o local da apresentação. Infelizmente esse assunto ainda é muito precário em algumas prefeituras, e se faz necessário uma humildade por parte dos produtores e organizadores do evento a perguntar a empresa que oferece esse produto as condições ideais necessárias. Apenas aquele que presta o serviço tem consciência do melhor resultado e condições para que o produto cultural seja melhor executado. Por isso qualquer informação que se restrinja a pré- produção, produção e execução deve ser igualmente conversado com os produtores em união com a equipe diretiva do contratado para a prestação do serviço. É o artista, produtor e diretor contratado que deve ser consultado e delegado sob as condições que seu trabalho vai ser exposto.
O PUBLICO MERECE O MELHOR
Quando pensamos em estrutura, local, data, sempre devemos pensar no publico, até porque o resultado final esta sendo apresentado a ele. O espetáculo da Paixão de Cristo tem um formato especifico para grandes plateias ao ar livre, e é justamente por esse motivo que as falas são dubladas, assim como a contagem dos palcos. Quando restringimos essa grande montagem a um espaço fechado, prejudicamos o publico e ao espetáculo. Primeiramente porque menos publico será convertido em plateia e também porque toda a montagem será prejudicada dependendo do espaço que for colocado, um exemplo é um lugar com eco. Geralmente um espaço fechado é recomendado em casos de previsão de chuva, mas esse local também precisa ser pensando de uma forma que melhor agregue o produto cultural. Nessas condições o organizador do evento contratante deveria retornar ao produtor contratado e dialogar o melhor lugar para o espetáculo ser transferido, sendo o local ou data. Muitas vezes é melhor que o o evento seja adiado para outra data do que o produto ser afetado pela mudança de local. Tudo isso influenciara no julgamento do publico para com o contratante e o contratado, não tera apenas um prejudicado, mas ambos.
Por hoje é isso, se por acaso você tiver interesse em saber de forma criativa o processo de construção do meu personagem dentro do espetáculo, vá para o post ” Corte de Herodes”, lá eu explano o processo de criação e disponibilizo imagens.
Até a proxima!
Evoé
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