Kauane, Renato, Eveline, Romeu, Schu
Nesta ultima terça feira se colocamos a fazer a tarefa em grupo ! Nosso tema era ”Solitaria Condição Humana” . Um tema que pode se dizer ser muito difícil para expor, principalmente para iniciantes. Alem de todo aprendizado que tive com meus colegas e o debate no final da apresentação, tive tambem um insght durante as semanas que decorreram a preparação da apresentação. Os conhecimentos tecnicos e todos esses fatores escrevo em outro momento. Talvez pareça que o texto não tem nada haver com o trabalho, porque é um conhecimento que veio até mim, que abrange muitas areas e de um angulo muito amplo. Mas nasceu decorrente de experiencias e fatores dessa tarefa em grupo. Talvez eu crie um outro post falando especificamente sobre a experiencia em si com o grupo. Talvez… Mas acredito que oque dei vida aqui neste blog, neste texto, seja algo que serve para todos. Enfim. Em outro Post falarei sobre o tema. Mas agora Fique agora com a reflexão.
Todos nascemos com nossos receptivos dons. Alguns aprimoram e outros os esquecem. Existe esta teia cósmica aonde ninguem faz a minima ideia de como seja, ou oque é. Mas sim apenas suposições, alegorias e mitologias sobre. O nosso potencial criativo pode ser desenvolvido, mas sera que são todos que tem a capacidade de expressar? Existe algo quase que natural e até incompreensivo. Como algumas pessoas conseguem idealizar, criar e se deixar fluir na arte colocando todos os outros dentro do seu barco enquanto outros morrem no caminho?
Todos temos capacidade de criar, mas poucos conseguem expressar materialmente essa criação. Parece que liderança e criatividade são duas coisas que andam juntas, a capacidade liderar a si mesmo e depois os outros. Um lider naturalmente se ergue entre multidões e definitivamente ele carrega a espada para podar e as sementes para criar. Parece que essas pessoas estão destinadas a serem independentes, e por mais que aprendam e se aprimorem, devem seguir sozinhas seus receptivos caminhos. Pois suas criações vem de algo tão abstrato que somente um acordo ou a solidão seria o caminho para facilitar a vinda ao mundo dessa ideia. Por isto a existência de um grupo que abrace suas ideias seria a solução, ou definitivamente seguir seu caminho sozinha e criar por conta própria suas obras.
Carta do Tarot ” O mago” ( Aquele que é capaz de criar e expor o lúdico ” 0 inicio, o fim e o meio.
Desde pequeno tive sempre essas grandes vozes gritando em minha mente. Uma ansiedade que crescia no peito, por fazer acontecer exatamente aquilo que surgia como neblina na minha cabeça. Muitas pessoas podem dizer que é criatividade, inspiração, Deus ou as 9 Musas filhas de Mnemósiene e Zeus. Neste atual momento digo que são as Musas. Existia essa crença na Grécia, aonde acreditava-se que cada Artista tinha consigo um Genio que o fazia ponte entre as Musas e o cosmos. Da onde tudo existia, aonde a Arte residia. Analisando todas as sensações que tenho e reflexões percebo nitidamente essa força em minha volta. E principalmente quando se estamos trabalhando em grupo. Uma voz que seria o próprio gênio te comunicando ideias mirabolantes, imagens monumentais, frases simbólicas etc. Esse gênio seria a propria extensão do artista, como uma ponte que se interliga a Musa. Mas como sabemos, nada pode ser tão perfeito e fluido dessa forma sem consequências e seu antagonismo.
Acredito eu que um dos piores conflitos para um artista e principalmente para aquele que tem esse chamado e conexão principal com as Musas ( Que hoje em dia é chamado de Diretor). É a capacidade de captar as energias, imagens e simbolos e não conseguir expressar, materializar, trazer da gestação para a vida o comunicado da Musa. É torturante, angustiante e principalmente doloroso. Isto pode acontecer por múltiplos motivos, as vezes pode ser por problemas materiais como a falta de Verba, censura, falta de conhecimento técnico, Diretor rigoroso, ou a falta de um Diretor. As causas podem ser infinitas. Mas avaliando toda a situação acabo percebendo que tudo isto pode ser contornado. É como se o verdadeiro problema que quebra essa conexão com a Musa e sua capacidade de Materializar oque ela quer seja mais intima, intensa e profunda. Comecei avaliando meu comportamento e minhas emoções quando era colocado a prova de meus talentos, principalmente se era me dada a oportunidade de criar e expor essas vozes. Modelar essa figura que estava na minha mente agora na terra para as pessoas verem. Primeiro pude perceber uma sensação como se não se tratasse mais de mim, isto filosoficamente falando é debatido ao passar dos anos.
”A Musa e a Beleza não podem ser controladas, Ambos usam o ser humano como uma forma de dar vida materialmente falando a sua propria energia. Assim se o proprio homem a tenta controlar a obra de arte acaba sendo alterada de sua origem, profanada”
Urania e seus Arquetipos
Então definitivamente tudo fazia sentido agora, essa briga interna em expor algo, acontece porque o proprio artista tenta manipular esta energia que não pode ser manipulada. É como se o tempo todo estivéssemos corrigindo a Musa, por culpa da nossa própria ignorância filosofica. Em grupo ou individualmente podemos perceber que quando se colocamos a criar algo, não é mais nós, e nem um personagem. Damos lugar a algo muito maior que na propria mente humana não faz sentido algum, mas que apenas pela emoção e Catarse conseguimos acordar esse código que vive adormecido dentro de todo ser humano. Aonde a Musa toca é compreendido por todos em sua emoção. Não é necessário ser a propria Afrodite para sentir essa energia e se deixar tocar pela Musa. Assim definitivamente vejo muitos Artistas se ofenderem por criticas, evitarem trabalhos, desistir da arte pelo conflito interno. Ou por achar não ser competente o suficiente. Mas a questão é que não se trata de voce artista, se trata dessa teia cosmica muito maior que esta em cima de voce. Seu corpo é apenas um cavalo para a inspiração sentar e cavalgar. O aprimoramento artistico, por mais doloroso que seja para o seu ego, serve justamente para modelar o seu corpo a fazer a Musa ultrapassar nele com mais facilidade.
” Os tolos! Sua própria insensatez os desgraçou” – Trecho da Invocação da Musa ( Oração de Homero)
As Musas
Assim podemos ser humildes e ceder a criação de outro artista, mas nunca sufocar a propria. Procure um lugar aonde voce consiga modelar e expressar sua arte. Mas tambem ajude outros artistas a expressar sua propria arte, assim todos temos a chance de dar vida a essa fonte inesgotável de Criatividade. Assim percebemos que não somos os unicos que nos sentimos sufocados pela incapacidade de expressar, mas sim muitos.
Existe tambem aquelas pessoas que se revoltaram com esse sentimento, ter consciência que a beleza, criatividade o amor a vida existe, pode ser um sofrimento para quem esta passando por uma faze ou processo doloroso. Assumir que é possivel ouvir a voz da musa e expor ao mundo é doloroso, pois coloca a prova que é possivel sair de um estado de ignorância para sabedoria. Assim sempre aqueles que acordarem serão maltratados pelos que ainda estão dormindo. Manter o povo na ignorância é horrivel, pior ainda e se querer manter na ignorancia quando se sabe a verdade. Quando digo a Beleza, digo a estética que a própria natureza nos concede, a esse sentimento belo que temos quando vemos uma peça de teatro, quadro, foto, ou seja oque for. A uma Beleza, que não precisa ser expressada em palavras, mas sentida.
Qualquer pessoa pode analisar seu link evolucional com sua arte. Tudo na vida é composto por signos, arquétipos. E no Inconsciente coletivo os arquétipos nos dão informações essências para chegar em uma evolução.
” A musica que você houve, a imagem que voce salva, a foto que voce chora, o filme que voce assiste. São sincronicidades do seu proprio mundo interno. A Musa tambem esta recorrente nesses arquétipos cotidianos que nós a todo momento se evolvemos, a diferença é que os arquétipos que a Musa toca, te leva ao convite da verdade. Que muitas vezes pode ser dolorosa”
As vezes percebo pessoas que estão condicionadas a um estilo de vida. Os arquetipos que te pedem para acordar são obras de arte. Os arquetipos que te alertam sobre voce. E as Musas estão inteiramente ligadas a transformação. Então observe que tipo de entretenimento anda vendo, qual são os sinais e sincronicidades que ficam se repetindo, qual o desenho ou simbolo que sempre aparecem para voce? Uma Borboleta? Um Barco? A Monalisa? Uma musica clássica? Uma frase?
As vezes sua Musa esta gritando para que você acorde, através de símbolos estéticos e artísticos da vida. Preste atenção, reflita e pesquise seus significados. Se estude e assim conseguira ouvir seu processo criativo.
Marina Abramovic – Performance Rhythm 0 (Ritmo 0), de 1975 – Nessa que é uma de suas maisfamosas performances – e talvez a de maior risco – a artista colocou 72 itens sobreuma mesa – entre eles, um machado, uma pistola e uma bala de revólver – e ficoupor seis horas na Galleria Studio Morra, de Nápoles, à disposição do públicopara que fizesse o que quisesse com ela, sem resistência. Um espectador chegoua colocar a arma na mão da artista e apontá-la para seu pescoço.
” A BELEZA É UM CONVITE DA VERDADE, ELA TE TIRA DO SEU ESTADO EGOICO E TE COLOCA NO MACROCOSMO, PODE SER DOLORIDO POR ESTAR SE PRETENDO A FILTROS EGOICOS”
Agredir a Beleza, nos protege de Ama-la.
Essa é a invocação da Musa que Homero faz no inicio da Odisséia. Praticamente nesta poesia esta tudo oque escrevi no texto. De forma metafórica ou simbólica. Se quiser ou puder, estude e decifre com seu ponto de vista. Vai falar muito sobre seu processo artistico.
“Ó divina poesia, deusa, filha de Zeus, mantenha viva para mim esta canção do homem de múltiplos interesses que depois de ter pilhado o amago da cidadela da sagrada troia, foi levado a vagar dolorosamente pelas costas litorâneas de outros povos, vivendo segundo seus costumes, bons ou maus, enquanto o seu coração, através de todas as viagens marítimas, sofria em agonia para se redimir e levar seus homens para casa em segurança. Vã esperança – para eles. Os tolos! Sua própria insensatez os desgraçou. Destruir, pela carne, o gado do mais exaltado Sol, razão pela qual o deus-Sol escureceu o dia de sua volta. Faça com que essa historia viva para nos em todos os seus múltiplos significados, Ó Musa…”
Comments